No ultimo post citamos o famoso funil de vendas e hoje vamos explicar melhor o que é.
O que é o Funil de Vendas?
É basicamente o processo de conduzir o cliente, a partir do momento em que ele busca a marca ou o serviço de vendas até a venda de fato. Ou seja, é o processo de captação a conversão de clientes para a venda, é ideal também que seja feito o pós-venda para que haja a fidelização.
Entenda melhor essa jornada:
1º Topo do Funil
É a primeira experiencia do futuro cliente com a empresa, o contato inicial depois que ele tem seu interesse despertado.
Investir numa campanha de atração do cliente é muito importante, assim a primeira impressão será boa em relação ao seu serviço, para que a partir dai possa ser firmado uma parceria que irá gerar a venda.
Sites de captura, landing pages, blogs e redes sociais são alguns dos lugares para se investir e atrair clientes.
2º Meio do Funil
A captação do cliente é essencial no funil de vendas.
Depois de atraí-lo ele precisa permanecer no site e inserir seu contato para que o vendedor mostre as vantagens em se obter aquele serviço ou produto. O foco é dar ao cliente a solução para o que ele precisa.
Um meio conhecido para isso é a recompensa digital, um tipo de “presente” pela visita a seu site e em troca do seu contato. Com o cliente deixando o contato dele o vendedor, tem a oportunidade de se relacionar com o cliente, para fechar a possível venda.
3º Fim do Funil
É a parte onde se mostra as vantagens que a empresa oferece, todos os benefícios que o cliente terá. Após passar todas as informações sobre o produto é a hora de apresentar as opções de compra com persuasão para o fechamento da venda. O cliente decidindo pela compra é chegado ao Fim do Funil.
Seguindo corretamente os passos com seus clientes a partir da fidelização do será possível conseguir novos cliente. Indicação é a melhor propaganda.